Oncologia em Urologia

Conheça as principais causas e tratamentos dos principais Cânceres em Urologia

Câncer de Rim

Os rins são conhecidos como “filtros” do corpo, sendo responsáveis pela eliminação da maioria dos resíduos que se formam com o metabolismo e a produção de energia, além de controlar as proporções corretas de água e sais minerais do corpo. Porém, também têm funções pouco conhecidas como a de liberar hormônios que estimulam a produção de sangue e o controle da pressão arterial.

E como qualquer órgão do corpo humano, podem sofrer a ocorrência de câncer. Atualmente, com uma frequência de cerca de 6 mil casos novos ao ano, acomete principalmente pessoas com mais de 50 anos.

O câncer de rim é um tipo de neoplasia que não apresenta sintomas em suas fases iniciais, porém vem sendo diagnosticado precocemente e em maior quantidade graças a realização de exames de imagem como a Ultrassonografia de Abdome e Tomografias Computadorizadas de Abdome e Pelve. A facilidade e diminuição dos custos da realização desses exames os tornou parte dos exames de check-up, denunciando nódulos renais que passariam despercebidos se os exames não fossem realizados.

Câncer na Bexiga

Apesar de pouco conhecido, o câncer de bexiga é o tipo de câncer em décimo lugar em incidência no mundo. É um câncer que inicia nas camadas mais superficiais do interior da bexiga, porém, pode acometer todos os órgãos do sistema urinário que possuem o mesmo tecido, ou seja, pode acometer os rins, os ureteres, a bexiga (responsável por 90% dos casos oncológicos) e a uretra. Mesmo sendo um tumor superficial, caso não seja tratado, pode acometer as camadas mais profundas e aumentar os riscos e a complexidade dos tratamentos. O Câncer de bexiga mais comum é o Urotelial, que responde por cerca de 90% dos tumores vesicais

Alguns fatores aumentam o risco de se ter câncer de bexiga, sendo que alguns podem ser evitados, outros infelizmente não. Os fatores de risco são:

Câncer de Próstata

A próstata é um órgão exclusivamente masculino que serve, basicamente, para duas coisas: produzir o líquido que “alimenta” os espermatozoides no trajeto até a fecundar o óvulo na mulher, além de produzir uma substância que liquefaz o sêmen, conhecida também pelo nome de PSA, que acaba sendo despejado no sangue em pequenas quantidades.

Com o envelhecimento, podem ocorrer diversas doenças prostáticas, porém as mais conhecidas e temidas são duas delas: o Câncer de Próstata e a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Doenças completamente diferentes entre si, tanto na forma de apresentação (sintomas) quanto no tratamento após a descoberta da doença.

O Câncer de Próstata é uma doença maligna, e o tratamento varia de acordo com alguns critérios:

Tratamentos

Nossos principais especialidades:

Oncologia em Urologia

Conheça as principais causas e tratamentos dos principais Cânceres em Urologia.

Disfunção Erétil

Conheça as principais causas e tratamentos para a dificuldade de iniciar ou manter a ereção.

Cálculos Renais

Conheça as principais causas, tratamentos e conteúdos atuais sobre os Cálculos e Cólicas nos Rins.

Aumento da Próstata

Conheça as principais causas e tratamentos para a Hiperplasia Prostática Benigna.

Prazer, Dra. Samira Posses

Atualmente moro e atendo na cidade de São Paulo - SP.

Tenho título de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), estando qualificada a realizar procedimentos cirúrgicos e atendimentos clínicos na área de Urologia, tanto para o público masculino como feminino.

Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Santa Marcelina de São Paulo.

Residência Médica em Urologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), vinculada ao Hospital das Clínicas de Vitória (HUCAM).

Membro da Sociedade Brasileira de Urologia.

Membro da AUA ( American Urological Association).

Dra. Samira Posses | CRM-SP 147554 e RQE 74966 - Todos os direitos reservados ®